Nossa Prática

Os Fiscos municipal, estadual e federal têm investido cada vez mais na modernização de seus sistemas, tornando a fiscalização mais rápida e eficiente. A implementação das Notas Fiscais Eletrônicas aliadas ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED Fiscal, SPED PIS/COFINS e SPED Contábil) permite ao Fisco acesso imediato, integral e analítico a todas as operações fiscais praticadas pelas empresas. Nesse contexto, é essencial que a escrituração fiscal-contábil e os métodos para o cálculo dos tributos observem a legislação vigente, garantindo que as informações enviadas ao Fisco não apresentem erros ou divergências, os quais gerarão, automaticamente, autuações ou a desconsideração de créditos apropriados.

A sobrevivência das empresas nessa nova realidade depende da capacidade em manterem constante conferência de suas escritas, em harmonia com as contínuas alterações legislativas, publicadas diariamente. Essa necessidade é o núcleo do trabalho desenvolvido por nossa equipe jurídico-contábil.

Nossa Experiência

Nossa capacidade de fornecer aconselhamento jurídico deriva de nosso constante envolvimento em várias questões de grande relevância. Abaixo estão alguns exemplos de casos conduzidos sob orientação de nossa equipe:

  • Revisão individualizada de todos os documentos fiscais referentes as aquisições e vendas de empresas dos setores têxtil, de manutenção e comércio de equipamentos, de embalagens, de eletrônicos e de transportadoras, com vistas à avaliação de passivo tributário e detecção de créditos;
  • Consultoria na implementação de novo ERP em empresa do setor de infraestrutura;
  • Detecção e orientação no aproveitamento de R$150.000,00 de créditos anuais em empresa do setor de manutenção de equipamentos;
  • Estudo dos impactos da mudança do regime de tributação em empresa do segmento de manutenção de equipamentos e consultoria na implementação da mudança, com ganhos reais de aproximadamente R$450.000,00 anuais;
  • Projeto de redução do risco tributário em empresa do setor de transportes, através do levantamento de divergências nas escriturações fiscal e contábil e adoção de plano de adequação, evitando autuações fiscais e a cobrança de elevadas multas;